quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Rico e o Mendigo

Parábola


Lucas 16 : 19 ao 31

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.

Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;

E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.

Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Esta parábola não tem relação nenhuma com a famosa alma que sai do corpo depois da morte, como alguns espiritualistas crêem (tanto espíritas, quanto católicos, quanto evangélicos) , entenda a seguir o por quê ...


Se esta parábola for tomada em forma literal, as Sagradas Escrituras estariam se contradizendo quanto à inconsciência dos mortos até o dia em que ressuscitam , confirme os versiculos a seguir e comprove ( Ecles. 9:5, 6 e 10 ; João 11:11-14; 5:28-29) , estas são algumas das muitas outras provas na bíblia em relação a não existir uma alma que sai do corpo após a morte , continuamos , primeiro a parábola é antecedida de várias outras que Jesus conta a seus discípulos mais direcionando ao alvo principal os fariseus, a história não é literal é uma linguagem analógica de Jesus, não é um fato que aconteceu e sim uma parábola, a parábola era um mêtodo que Jesus usava para direcionar palavras aos que necessitavam ouvir sem que ele ficasse tão exposto a dirigir palavras abertamente , se os fariseus descobri-se que Jesus falava deles e não apenas as multidões de discipulos e simpatizantes da época , Jesus corria o risco de ser crucificado antes do tempo , ( João 12: 40 ) Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure .


O nome Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá ( 5 primeiros livros da bíblia sagrada ) , nos dias de hoje seria mais ou menos uma seita , a palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos", sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas egoístas que apenas manipulam as leis para seus interesses, os fariseus se sentiam os donos da lei de moisés , é o que mais acontece em igrejas evangélicas nos dias de hoje ? cada qual diz ser dona da verdade, tornando assim uma terra de pregadores fariseus , os fariseus inclusive crian na imortalidade da alma assim como a maioria dos evangélicos e na predestinação .

Voltemos a parábola para entender o que Jesus queria mostrar a todos que estavam presentes naquele dia que as pronunciou , para se entender o por que da parábola , vamos raciocinar que os judeus colocavam abraão acima de Jesus: “Nosso pai é Abraão ... És maior do que o nosso pai Abraão... ?” (João 8:39 e 53; Mateus 3:9). E Jesus põe na boca de Abraão as palavras que este haveria de ter dito em pessoa: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (São Lucas 16:29-31).


Na incoerência de muitos dizer que o fato é real e se diz respeito a uma alma queimando , vamos analisar alguns detalhes , ´´ E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama , a parábola diz que esta alma tem sede de água e precisar matar a sede apenas com um pinguinho dágua na ponta do dedo , alma morta tem sede ? abrãao está vivo nos céus e conversa com os condenados no inferno ? um pingo dágua poderia referescar a sede do rico em grandes chamas de fogo ? Moisés estava na terra na época de Jesus ? Alma tem lingua ? claro que não , está provado que se trata de uma parábola sem literalidade no fato ocorrido , milhões e milhões de crentes no mundo inteiro acredita em alma pós morte por causa desta parábola , a base teológica de milhares de igrejas , seitas e religiões vem apenas deste trecho da parábola , ai eu te pergunto em que você vais creer ? nas centenas de versículos bíblicos que provam que haverá apenas um dia para entrar no Reino dos céus ou no reino do inferno , ou em apenas em 1 parábola , em qual você vai creer ? para concluir sua resposta as parábolas de Jesus são cheias de simbologias e sua compreenção está no campo de leitura extremamente espiritual, assim como nos estudos de apocalipse , acompanhe alguns exemplos : as árvores se reúnem para nomear um rei (Juízes 9:8-15); “O cardo ... mandou dizer ao cedro ... Dá tua filha por mulher a meu filho” (2Reis 14:9); “Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento” (Habacuque 2:11); “Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 10:40; Mateus 3:9; ver Jó 12:7 e 8) , tomaremos este versiculo como literal ?  não , senão uma arvore falaria com as pessoas e as pedras também , Jesus apenas estava mostrando o que eles mesmo acreditavam , o seio de abraão era apenas a esperança dos judeus por serem descendentes dele de não passarem pelo tormento após a morte , mais Jesus não veio revogar a lei , os que estavam sobe a lei de moíses acreditavam em vida após morte pela alma com um descanso no seio de abraão , quando Jesus estava na cruz ele prometeu que o ladrão estaria com ele no paraiso naquele mesmo dia , Efesios 4:8 confirme a promessa ´´Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.`` ele levou o ladrão em pessoa até Deus como um arrebatamento ,Todos nós um dia vamos morrer por causa do pecado de Adão e voltaremos a reviver novamente pelo sacrífico de Jesus , veja que Paulo também não cria em uma alma que está no seio de abraão e muito menos que alguém está no inferno :

Paulo diz em 1º coríntios 15: 17ao 22 : E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos .Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Jesus ver todos que morrem servindo a ele como que estão dormindo, prestes a acordar para verem a glória de Deus e entrarem no Reino .
A paz esteja com todos os leitores em nome Jesus Cristo .


Mestre Adriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário